Enciclopédia da Saúde

Doenças geriátricas

O envelhecimento faz parte natural do ciclo da vida. É, portanto, desejável que seja vivida de forma saudável.

Idosos

Prevenir acidentes domésticos com idosos

Cerca de 75% dos acidentes com idosos acontecem nas suas próprias casas. Saiba como prevenir acidentes.

Problemas ligados ao álcool

Saiba quais são os problemas ligados ao álcool e como se pode mudar os hábitos de consumo

Câncer de Prostata

O tumor da próstata é um dos mais freqüentes no homem, representando uma importante causa de morte.

Doenças

Câncer de Pele e a exposição solar

Existe uma relação comprovada entre exposição solar e câncer da pele. Proteja-se e desfrute do sol em segurança.

Diabetes

É diabético ou está integrado num grupo de risco? Conheça os sintomas, os tipos e as complicações desta doença.

Doenças

O que é a doença de Alzheimer?

O que é a doença de Alzheimer, quais são os sintomas e como tratar o doente.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares são responsáveis por muitas mortes no mundo inteiro.

Glaucoma

Saiba o que é o glaucoma e que precauções deverá tomar para proteger a sua visão.

Tuberculose

Saiba como controlar, curar e prevenir a tuberculose, uma das doenças que mais pessoas mata, por ano, em todo o mundo.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Conheça uma das principais causas de mobilidade crônica, de perda de qualidade de vida e de mortalidade.

Raquialgias

Conheça as queixas reumáticas mais freqüentes e um dos principais motivos de incapacidade antes dos 45 anos de idade.

Doenças

O que são doenças reumáticas?

Saiba o que são doenças reumáticas e porque é que o seu diagnóstico é, as vezes, tão difícil.

Doenças

Doenças reumáticas periarticulares (DRP)

As DRP podem estar relacionadas com o trabalho. Conheça os fatores de risco e as formas de prevenção.

Alimentação

Atividade Física

Saúde oral na velhice

Uma boa higiene oral e alguns cuidados básicos podem garantir-lhe dentes e gengivas saudáveis uma vida inteira.

Idosos

Lidar com problemas de saúde

Apesar de todos os cuidados, podem surgir alguns problemas de saúde. É importante aprender a lidar com eles.

Modificar consumos alcoólicos

Plano em seis etapas para modificar os seus hábitos de consumo de bebidas alcoólicas.

Câncer

Saiba o que é o câncer, como pode ser detectado precocemente e quais os fatores de risco.

Câncer de Pele

Como prevenir e detectar o câncer da pele. Elevadas taxas de cura quando diagnosticado e tratado na fase inicial.

Doenças

O que são doenças crônicas?

De acordo com a OMS, as doenças crônicas são a principal causa de morte e incapacidade no mundo. Mas podem ser prevenidas.

Doenças

Dez sinais de alerta da doença de Alzheimer

Lista de dez sinais de alerta ou sintomas comuns da doença.

Retinopatia diabética

A diabetes pode comprometer a sua visão. Controle a doença. Descubra o que é a retinopatia diabética.

Catarata

Saiba o que é uma catarata, as suas causas e os seus sintomas.

Doenças

Lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho

Conheça os fatores de risco de um grande problema da medicina do trabalho. Saiba como prevenir.

Asma

Aprenda a evitar crises de asma e saiba como pode controlar a doença.

Osteoporose

A osteoporose provoca diminuição da resistência óssea. Esta doença afeta, sobretudo, mulheres na menopausa.

Fibromialgia

Conheça os sinais de alerta de uma doença que afeta, sobretudo, mulheres entre os 20 e os 50 anos.

Doenças

Doenças reumáticas sistémicas (DRS)

Conheça as doenças reumáticas sistêmicas. Atingem, sobretudo, adultos jovens e são potencialmente graves.

Alimentação

Atividade Física

Idosos

Promover e manter a saúde

Prepare-se para envelhecer com qualidade. Proteja a sua saúde, seguindo algumas recomendações simples, mas eficazes.

Tabagismo

O consumo de tabaco é, nos dias de hoje, a principal causa de doença e de mortes evitáveis.

Dependência alcoólica

Fatores de risco, sintomas, diagnóstico, conseqüências e tratamento da dependência alcoólica ou alcoolismo.

Câncer do Colón e Reto

O câncer do cólon e do reto é em muitos países o câncer mais freqüente nos homens.

Câncer de Mama

Detectar de forma precoce o câncer da mama aumenta as probabilidade de cura. Saiba como!

Doenças

Recomendações para quem cuida do doente de Alzheimer

Se tem um doente de Alzheimer a seu cargo, estas orientações podem facilitar a sua vida e a do doente.

Hipertensão arterial

A hipertensão arterial é um reconhecido fator de risco das doenças cardiovasculares.

Estrabismo

O estrabismo surge, habitualmente, nas crianças. Deve ser tratado de forma adequada, pois pode causar diminuição da visão.

Doenças

Síndroma da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)

Saiba o que é a AIDS, como se transmite, como se pode prevenir e como se trata.

Doenças

O que são doenças raras?

Afetam um pequeno número de pessoas. Mas a falta de conhecimentos científicos e médicos traz consigo um elevado sofrimento.

Doenças

O que são doenças respiratórias?

Sintomas e diagnóstico das doenças que afetam trato e órgãos do sistema respiratório.

Osteoartrose/Artrose

Conheça a principal causa de incapacidade da pessoa idosa e como preveni-la.

H1N1 - Gripe A

Saiba mais informações sobre a nova gripe e como se prevenir!

Artropatias microcristalinas

As artropatias microcristalinas causam, frequentemente, disfunção renal. A população masculina é a mais afectada.

Cuidados paliativos

Cuidados Paliativos