O que são doenças reumáticas?

Saiba o que são doenças reumáticas e porque é que o seu diagnóstico é, as vezes, tão difícil.

As doenças reumáticas são um dos grupos de enfermidades mais freqüente no ser humano. A incapacidade funcional e laboral que geram tem um forte impacto económico-social.

O que são doenças reumáticas?

São doenças e alterações funcionais do sistema musculoesquelético de causa não traumática.

Há mais de uma centena de doenças reumáticas, cada qual com vários subtipos, onde se incluem as doenças inflamatórias do sistema musculoesquelético, do tecido conjuntivo e dos vasos, as doenças degenerativas das articulações periféricas e da coluna vertebral, as doenças metabólicas ósseas e articulares, as alterações dos tecidos moles periarticulares e as doenças de outros órgãos e/ou sistemas relacionadas com as anteriores.

As doenças reumáticas podem ser agudas, recorrentes ou crônicas e atingem pessoas de todas as idades. As mulheres, sobretudo a partir dos 65 anos, são quem mais sofre com as doenças reumáticas.

Como se manifestam?

As formas mais comuns de manifestação das doenças reumáticas são a dor, a tumefação e a limitação da mobilidade.

Quais são as principais doenças reumáticas?

• Osteoartrose;

• Raquialgias (dores na coluna vertebral);

• Doenças reumáticas periarticulares, incluindo as lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho;

• Osteoporose;

• Fibromialgia;

• Artropatias microcristalinas;

• Artrite reumatóide;

• Espondilartropatias;

• Doenças reumáticas sistêmicas;

• Artrites idiopáticas (com causa desconhecida) juvenis.

Quais são os fatores de risco das doenças reumáticas?

Cada doença tem fatores de risco específicos. Há algumas patologias relacionadas com a prática de atividade laboral, de desporto e mesmo de lazer.

Alguns fatores de risco são comuns:

• Idade;

• Obesidade;

• Tabagismo;

• Ingestão de bebidas alcoólicas em excesso;

• Ingestão de fármacos.

Como se tratam as doenças reumáticas?

Os tratamentos apresentam terapias diversificadas e, freqüentemente, visam reduzir a dor e a incapacidade e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida do doente.